Embalado pela bela conquista da Taça Paraná em julho, Jorge Luiz (Dom Pedro II) conquistou sua primeira etapa do circuito Coroa de Prata neste sábado em Curitiba.
A competição, que reuniu 11 botonistas de Curitiba nas dependências do Clube Dom Pedro II, também serviu como teste final para o Campeonato Brasileiro daqui a duas semanas no Clube Curitibano, teve lances inusitados e um empate improvável de classificados na fase inicial.
Disputada em 2 grupos na primeira fase, a 5ª Etapa da Coroa de Prata teve como grande destaque o botonista Jorge Luiz que venceu todos os seus jogos na fase de grupos (Grupo B) e avançou com tranquilidade para as quartas-de-final. Almo passou em segundo lugar com apenas uma derrota, justamente para Jorge. Na última rodada, Marcelo, Davi e Vinícius batalhavam pelas duas vagas restantes, sendo que os dois primeiros vinham com campanhas idênticas (pontos, saldo de gols, número de gols marcados e confronto direto). No confronto direto entre Marcelo e Vinicius, melhor para o atleta do Bangu, que virou a partida no final do jogo (fazendo Marcelo lembrar de seu Fluminense no meio de semana) e avançou em terceiro lugar com 8 pontos. Na sua partida, assim como Marcelo, Davi saiu vencendo Jorge Luiz, mas também tomou a virada no segundo tempo. Como ambos saíram derrotados pelo mesmo placar (1x2), os botonistas tiveram que fazer uma partida extra. Contudo, essa partida também terminou empatada (2x2), tendo Marcelo buscado o resultado após sair perdendo por 2x0. O jeito foi decidir nos pênaltis e, após teimoso empate nas três primeiras disputas, finalmente Davi saiu vencedor do desempate e garantiu a vaga na fase de quartas-de-final, mesmo sem vencer nenhuma partida, lembrando a Itália de 1982.
No Grupo A, com três vitórias cada, Daniel (Bangu) e Roberto (Dom Pedro II) terminaram na liderança com 10 pontos, mas este levou a melhor no saldo de gols e passou com a liderança do grupo. Sylvio (Bangu) também fez boa campanha e avançou em terceiro lugar com 9 pontos. A quarta vaga do grupo ficou com Xavier (Bangu). Um dos lances mais inusitados da etapa foi protagonizado justamente por Xavier, na partida contra Jorge: após um chute do atleta do Bangu o dadinho parou sobre o goleiro adversário, exatamente abaixo do travessão e em cima da linha do gol. Não menos inusitado foi o lance na partida posterior entre Sylvio e Vinicius, quando após chute de Sylvio e defesa do goleiro de Vinicius, o dadinho subiu bastante e quicou outras duas vezes sobre o goleiro mas não entrou.
Na disputa da Série Prata, Marcelo venceu Jorge e Rogelton e ficou com o título.
Na série Ouro, as quartas-de-final marcaram os seguintes confrontos: Jorge Luiz (Dom Pedro II) venceu Flávio Xavier (Bangu) por 3x1 e seguiu para a semifinal com 100% de aproveitamento; no confronto do Dom Pedro II, Davi seguiu a cartilha da Itália 1982 e superou a vantagem do empate de Roberto que, triste, parecia o Brasil do Sarriá; no confronto do Bangu, Daniel levou a melhor e venceu Vinicius por 2x1; Almo (Curitibano) precisou superar a vantagem de Sylvio (Bangu) e chegou à semifinal após vitória pelo placar mínimo.
Roberto conquistou o 5º lugar após vencer Xavier (3x1) e Sylvio (1x0), que chegou à disputa após passar por Vinícius (4x2). Vinícius goleou Xavier (5x2) e ficou com o 7º lugar.
Nas semifinais, embalado no melhor estilo Azzurra 82, Davi abriu vantagem de 2x0 sobre Jorge Luiz que tinha a vantagem do empate. No segundo tempo, porém, o sonho acabou e Jorge voltou com tudo, buscou o empate em 2x2 e se classificou para a grande final. Na outra partida, Almo não deu chances para Daniel e seguiu para a decisão com uma goleada de 4x1.
Daniel conquistou o terceiro lugar vencendo Davi por 1x0.
A grande final foi emocionante, repleta de gols e terminou decidida na vantagem do empate. Com a melhor campanha até então, Jorge Luiz fez um excelente primeiro tempo e abriu 2x0. No segundo tempo, Almo descontou e Jorge abriu novamente vantagem de dois gols fazendo 3x1. Daí em diante Almo foi pra cima, buscou o empate e até teve mais uma oportunidade para virar, mas acabou desperdiçando. O resultado final de 3x3 deu ao botonista do clube anfitrião seu primeiro título de etapa da Coroa de Prata e comprovou a excelente fase nas disputas do Dadinho Paranaense em 2023.
O campeão Jorge Luiz recebe o troféu do pai do Gustavo, Sr. Álvaro Sande |
pódio da 5ª Etapa 2023 |
pódio da 5ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba |
Xavier exibiu sua premiação conquistada no Panamericano de Taekwondo |
Parabéns, mais um show de resenha.
ResponderExcluirJorge Luiz joga fácil! Tá desfilando talento em Curitiba. 🏆
ResponderExcluirBela resenha, “as usual”, Vini! 💯
Abraço a todos,
Dani