Neste sábado foi disputada a 2ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba, no CT Robertão. Divididos em 2 grupos, os 12 botonistas inscritos partiram em busca da classificação para a Série Ouro (apenas 4 atletas de cada grupo avançariam).
No Grupo A, considerado o grupo da morte, estavam Marcelo (campeão da 1ª Etapa 2023), Daniel (atual campeão paranaense), Almo (campeão das últimas 2 etapas da Superliga), o anfitrião Roberto, Gustavo e Nilson, este retornando às disputas do dadinho em 2023.
E foi o mestre Nilson quem deu as cartas nas primeiras rodadas, vencendo Daniel e Marcelo (ambos por 1x0), empatando com Almo (por 0x0) e só vindo a sofrer seu primeiro gol na 4ª rodada no empate em 1x1 com Roberto. Mas foi Daniel quem encerrou a primeira fase na frente de todos. Na segunda rodada se recuperou da derrota para Nilson e fez 3x0 em Roberto, empatou com Marcelo em 2x2, sapecou 5x1 em Gustavo e venceu Almo na rodada derradeira por 1x0, finalizando com 10 pontos e a melhor campanha no geral, na fase de grupos. Depois de um começo titubeante, em que marcou somente 2 pontos em 9 disputados, Marcelo se recuperou, vencendo Almo (2x1) e Roberto (3x0), eliminando o anfitrião da série ouro. Almo fechou em 4º lugar e ficou com a última vaga para as quartas-de-final.
No Grupo B, Jorge deu mostras de que era seu dia e foi o único a vencer as duas primeiras partidas (1x0 Sylvio e 3x0 Davi). Mas a dura derrota para Xavier na terceira rodada (0x3) deixou embolada a disputa do grupo até o final. Vinicius reagiu na terceira rodada (após marcar 1 ponto nas duas primeiras) e com duas vitórias de 3x0 (sobre Davi e Sylvio) chegou à última rodada na liderança com 7 pontos, mesma pontuação de Jorge e Leonardo, seguidos de Davi com 6 pontos e Xavier com 5 pontos. Na última rodada, Jorge voltou a vencer (3x1 Vinicius) e saltou para a liderança do grupo com 10 pontos. Leonardo também venceu (2x1 Xavier) e ficou com a vice-liderança (mesmos 10 pontos mas saldo inferior). Vinicius e Davi, mesmo derrotados na última rodada, completaram a lista dos classificados.
Na última rodada da fase de grupos (quando venceu Davi por 3x1) e durante a disputa da série Prata, Sylvio voltou a demonstrar o bom futebol de mesa praticado no Sul Brasileiro em Porto Alegre e, com duas vitórias (sobre Gustavo e Xavier), ficou com o título.
Sylvio ficou com o título da Série Prata
As quartas-de-final da Série Ouro reservaram confrontos equilibrados, mas os quatro melhores classificados na fase de grupos levaram a melhor. O destaque ficou por conta da grande vitória de Jorge sobre Almo (2x1) – a segunda sobre o rival nesta semana (o botonista do São Braz já havia vencido na primeira fase da última etapa da Superliga, disputada na segunda-feira) – que o credenciou à disputa do título com a melhor campanha entre os quatro finalistas. No melhor jogo das quartas-de-final, Marcelo venceu Nilson em grande jogo por 3x2 e também chegou às semifinais seguindo na luta pelo bicampeonato. Leonardo saiu perdendo de Vinicius mas buscou o empate no segundo tempo para também avançar. A história se repetiu no confronto entre Daniel e Davi, mas o gol de empate do botonista do Bangu valeu a vaga na fase seguinte para o atual campeão paranaense.
Nas semifinais, poucos gols, dois empates e classificação para aqueles que tinham melhor campanha. Daniel saiu na frente contra Marcelo, sofreu o empate no segundo tempo, mas se classificou para a grande final, acabando com as esperanças do bicampeonato do botonista do Dom Pedro II. Na outra partida, Jorge e Leonardo não saíram do 0x0, resultado que levou Jorge à disputa do título.
Marcelo conquistou o terceiro lugar, confirmando seu bom momento, ao empatar com Leonardo. Mas o quarto lugar foi comemorado por Leonardo, sua melhor campanha em etapas da Coroa de Prata.
Em desvantagem na decisão, Daniel foi pra cima de Jorge no início da partida e foi o único a finalizar no primeiro tempo com boas chances de abrir o placar. Na volta do intervalo, Jorge finalmente chegou a chutar no gol adversário e teve as chances mais claras. Os botonistas se revezaram em tentativas frustradas, algumas parando na trave do adversário, mas o gol insistiu em não sair. O placar de 0x0 ao final deu o título para Jorge, seu segundo em etapas da Coroa de Prata (o primeiro havia sido em 2018).
Jorge levou pra casa o troféu de campeão com seu Coxa |
Pódio da Série Ouro: Daniel (vice), Jorge, Marcelo (3º) e Leonardo (4º) |
O Dadinho no Paraná volta apenas em junho, com a disputa da 3ª Etapa da Coroa de Prata, no dia 03.
Na próxima semana, Roberto Petrini leva a bandeira do Dadinho Paranaense e toda a nossa torcida na disputa da Copa do Brasil em Fortaleza/CE, competição do calendário nacional no primeiro semestre de 2023.
Quadro de Honra:
- Campeão da Série Ouro - Jorge
- Campeão da Série Prata - Sylvio
- Artilheiro – Vinicius 14 gols anotados
- Melhor Defesa – Jorge, Daniel e Leonardo 6 gols sofridos
Nenhum comentário:
Postar um comentário