O Circuito da Coroa de Ouro/Prata teve sua largada neste sábado com a disputa da 1ª Etapa em Curitiba e Londrina.
Na capital, 12 botonistas, divididos em 2 grupos, buscavam o título no CT Robertão, mas só 8 deles chegariam à fase de mata-mata.
No início, apenas Sylvio (Bangu), no Grupo A, conseguiu vencer seus três primeiros jogos (1x0 Daniel, 2x0 Xavier e 2x1 Marcelo) e depois, com mais uma vitória na rodada final (2x0 Rogelson) se classificou com a liderança do grupo e a melhor campanha no geral (12 pontos). Disparado, com o maior número de gols anotados na fase de grupos (13), Marcelo (Dom Pedro II) avançou em segundo lugar na chave após início ruim (2 pontos em 3 jogos), mas com boas vitórias nas rodadas finais (4x0 Rogelson e 4x3 Xavier). O atual campeão da Coroa de Ouro, Daniel (Bangu), conquistou a vaga nas quartas-de-final na última rodada contra Roberto (2x1) e fechou a primeira fase em terceiro lugar. O resultado acabou desclassificando o anfitrião Roberto (São Braz), que terminou com o mesmo número de pontos e saldo que Xavier, mas acabou superado pelo atleta do Bangu no número de gols marcados.
O grupo B começou bem para Vinicius (Bangu) e Gustavo (São Braz) que venceram suas duas primeiras partidas sem sofrer gols. O botonista do Bangu começou muito bem vencendo Almo (Curitibano) por 3x0 e Jorge (São Braz) por 1x0. Com mais uma vitória na última rodada (1x0 Davi), Vinicius fechou o grupo com a liderança (11 pontos) e como único invicto da primeira fase. Almo se recuperou nas últimas rodadas e, apesar de estar em tarde econômica de gols, venceu Gustavo, Jorge e Leonardo (todos por 1x0) para fechar o grupo na vice-liderança (10 pontos). Gustavo (Dom Pedro II) terminou com a terceira colocação e melhor defesa da fase de grupos (1 gol sofrido). Leonardo e Davi, com o mesmo número de pontos, brigavam pela última vaga na rodada derradeira e, apesar de ambos saírem derrotados, Davi levou a melhor por ter saldo de gols superior.
Nas quartas-de-final, grandes confrontos: o mais esperado, entre Almo x Daniel, terminou com apenas um gol a favor do botonista do Bangu, anotado no segundo tempo, que o credenciou à disputa do título. Já o grande confronto desta fase ficou por conta de Marcelo x Gustavo, atletas que agora representam o clube Dom Pedro II. Com início arrasador, Marcelo manteve a excelente média de gols e abriu 3x0 no primeiro tempo. No entanto, Gustavo não desistiu e buscou surpreendentemente o empate na etapa final. Mas o resultado de 3x3 ao término da partida beneficiou Marcelo que tinha melhor campanha. No confronto do Bangu, Vinicius levou a melhor sobre Xavier (2x1). Já Sylvio, melhor campanha na primeira fase, passou em branco na sua partida contra Davi. Após primeiro tempo sem gols, o botonista do Dom Pedro II partiu para o ataque e superou a vantagem do empate de Sylvio, fazendo 2x0 e avançando para a semifinal.
Os perdedores das quartas-de-final partiram para a disputa da Série Prata. Após desencantar com uma goleada de 7x2 sobre Gustavo, Almo venceu a partida decisiva contra Sylvio por 2x0 e terminou como campeão. Xavier venceu Gustavo por 3x2 e fechou a competição em 7º lugar.
Nas semifinais, Marcelo enfrentou Daniel e Vinicius enfrentou Davi. Marcelo, com a vantagem do empate, novamente fez bom início e abriu 2x0 no primeiro tempo. Daniel ainda tentou a reação no segundo tempo, mas o placar final de 3x2 para Marcelo garantiu o jogador do Dom Pedro II na grande final. Vinicius jogava pelo empate e viu sua situação melhorar ao abrir o placar ainda no primeiro tempo. No entanto, após reagir e empatar no segundo tempo, Davi teve duas grandes chances no minuto final, mas parou na trave e nos pernilongos que pareciam o fazer dançar. Socorrido pelo repelente do anfitrião mas o placar de 1x1 valeu a vaga na decisão para o botonista do Bangu. Com grandes atuações na fase de mata-mata, Davi ainda comemorou após excelente vitória contra Daniel (3x2) na disputa do terceiro lugar da competição.
A grande final reuniu Vinicius (Bangu), único invicto até ali e dono da melhor defesa até então (4 gols sofridos) e Marcelo (Dom Pedro II), melhor ataque da competição (19 gols em 7 partidas). Os finalistas já haviam se enfrentado duas vezes em 2023 nas etapas da Superliga e o confronto, que marcava uma vitória para cada lado, já seria uma espécie de tira-teima neste início de ano. A vantagem do empate era de Vinicius, mas foi pulverizada logo na saída de jogo. Marcelo manteve o ritmo das partidas eliminatórias anteriores e logo anotou o segundo gol fazendo 2x0, inspirado pelo tricolor no rio de Janeiro que não parava de fazer gols contra o pobre Voltaço. Atrás no placar, o Santos não conseguia diminuir o placar e parou algumas vezes na trave do goleiro do Fluminense. No segundo tempo, Marcelo aproveitou um contra-ataque para jogar a pá de cal no adversário e conquistar o título após incontestável 3x0 sobre o botonista do Bangu.
Melhor Ataque - Marcelo (Dom Pedro II) = 22 gols marcados em 8 partidas
Melhor Defesa - Roberto (São Braz) = 5 gols sofridos em 6 partidas
Marcelo venceu Vinicius na final (3x0) e levou o caneco da 1ª Etapa |
Pódio da 1ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba |
Representantes do Bangu na competição |
Jogadores do São Braz |
Dom Pedro II com novos atletas no Dadinho |
Nenhum comentário:
Postar um comentário