sábado, 21 de setembro de 2024

Com show de goleadas Jorge Luiz conquista a 5ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba

O CT Robertão foi o palco de mais uma bela etapa da Coroa de Prata em Curitiba, neste sábado (21/09).

Em jornada quase perfeita do campeão, com 4 vitórias e apenas 1 empate, o botonista do Dom Pedro foi soberano na fase de grupos (destaque para a goleada sobre Filé por 6x0 e a boa vitória sobre  Gustavo por 3x1), terminando na liderança isolada do Grupo A e com 4 pontos a mais que o vice líder Almo (Curitibano), de quem venceu por 3x1 na última rodada em confronto direto que valia a liderança. Sylvio (Bangu) mais uma vez fez boa campanha na fase de  grupos, inclusive vencendo o craque Almo (2x1) e se classificou com a terceira colocação. Poderia ter finalizado na vice-liderança,  mas na última rodada acabou derrotado por Gustavo  (Dom Pedro II) que ficou com a última vaga.  Marcelo (Dom Pedro II), dependendo de  resultado  negativo de Gustavo, precisava vencer Filé na última  rodada, mas desperdiçou pênalti e o 0x0 ao final deixou ambos na Série Prata.

No grupo B o destaque ficou para Vinicius (Bangu) que largou com vitória sobre Davi (2x1) e com mais dois triunfos sobre Tiago (1x0) e Roberto (2x1), chegou a penúltima rodada com 100% de aproveitamento. Nessa rodada, no confronto contra o então vice-líder Xavier, um gol no finalzinho (2x2) valeu a manutenção da invencibilidade ao botonista do Bangu. Jorge venceu na penúltima rodada e chegou a sua última partida na vice-liderança podendo tomar a ponta em caso de vitória contra Vinicius. O botonista do Dom Pedro virou o jogo no final do segundo tempo mas em pouco mais de um minuto sofreu a reviravolta (2x3). Com o resultado, Vinicius fechou a primeira fase na liderança isolada com 13 pontos e Jorge ficou a segunda colocação com 8 pontos. Davi venceu Roberto na última rodada e se classificou em terceiro. Xavier teve confronto direto pela vaga contra Tiago (Araucárias) e jogava pelo empate, mas Tiago venceu a partida por 2x0 e carimbou a última vaga para as quartas-de-final.

No mata-mata das quartas quem entrou com vantagem se deu melhor e avançou: no jogo com mais gols no campeonato Jorge Luiz sapecou 6x2 em Tiago e se classificou. Almo não deu chances para Davi e fez 3x1 para também avançar. Jorge Calberg não precisou da vantagem e superou Sylvio por 2x1 para ficar com a vaga na semifinal. O único que precisou se agarrar à vantagem foi Vinicius, já que Gustavo buscou duas vezes o empate (2x2) e teve a chance de eliminar o adversário no "tem chute", em arremate de dentro da área, mas desperdiçou a oportunidade.

A série Prata disputada em quadrangular foi vencida por Roberto após derrotar Xavier na última rodada.

Nas semifinais da competição confrontos distintos entre Jorge Luiz x Jorge Calberg e Vinícius x Almo.

Com a vantagem e retrospecto favorável no confronto em 2024 (5 vitórias nos 6 confrontos entre ambos), Jorge Luiz abriu a contagem no primeiro tempo, teve tranquilidade para aumentar o placar no segundo tempo (2x0) e chegar à decisão. Já o embate entre Vinicius x Almo foi bem mais equilibrado. O retrospecto em 2024 mostrava 5 empates em 9 confrontos. E em vantagem pela melhor campanha, Vinicius queria mais um empate e deu uma encerada no jogo, já Almo exagerou na encerada dos botões: resultado 0x0 até o intervalo. No meio do segundo tempo, enfim Almo acertou um chute de longe na gaveta, gol que o levaria para a quinta final seguida de etapa, mas Vinicius chegou ao empate a segundos do fim do jogo, tento que lhe valeu a classificação para sua primeira final desde o torneio início em fevereiro.

Davi mostrou que sua boa fase continua, após o excelente 3º lugar  conquistado na Copa Avaí semana  passada, e chegou ao 5º lugar da competição após vencer Gustavo e Sylvio. Na decisão do 3º lugar Almo superou Jorge Calberg pelo marcador de 3x1.

A grande final reuniu os dois únicos botonistas invictos até então. Jorge Luiz, com 6 vitórias e 1 empate até ali, levava vantagem do empate para se sagrar campeão. O botonista do Dom Pedro II também tinha vantagem nos confrontos entre ambos em 2024: 3 vitórias contra 1 vitória do adversário (4 empates aconteceram em 2024), ocorrida justamente na única final entre ambos no ano, no Torneio Início em fevereiro. Para Vinicius não havia outro placar a buscar que não fosse a vitória. Na saída de bola, o botonista do Bangu acertou um balaço da intermediária e já fez 1x0. A vantagem logo foi recuperada quando, em sua saída, Jorge empatou com chute que beijou a trave direita do arqueiro santista e foi morrer no fundo das redes. Após a metade do primeiro tempo, Jorge Luiz marcou duas vezes em curto espaço de tempo e foi para o intervalo com placar tranquilo de 3x1. No início do segundo tempo, após tentativas perdidas de ambos os lados, Vinicius chegou ao segundo gol e teve duas excelentes chances de empatar, mas o quarto gol tricolor sepultou as esperanças do botonista do Bangu. Fim de partida e a goleada de 4x2 (a terceira na competição) valeu para Jorge Luiz o seu primeiro título, merecido, de etapa da Coroa de Prata em 2024.

Almo desta vez não foi finalista e ficou com o 3º lugar

Jorge fez ótima campanha e encerrou no 4º lugar

Jorge Luiz foi campeão invicto da 5ª Etapa em Curitiba

pódio da 5ª Etapa

Roberto conquistou a Série Prata

Vinicius ficou com vice-campeonato da etapa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário