segunda-feira, 11 de março de 2024

A volta do campeão em tarde de homenagem no Clube Dom Pedro II

 No último sábado foi realizada no Clube Dom Pedro II a 1ª Copa Marilane Ferreira, em homenagem à mãe do botonista Davi, com a participação de 18 botonistas do Paraná e de Santa Catarina.

O botonista Davi (Dom Pedro II) homenageou sua mãe Marilane Ferreira (foto acima) falecida em 2020
 

Além da bela homenagem, o torneio foi marcado pela excelência na organização das tabelas (com utilização do aplicativo e divulgação impressa da tabela no local) e pela presença/retorno de ilustres botonistas: o vascaíno Rubão, já conhecido da modalidade 12 toques, chegou atropelando no Dadinho e logo de estreia já trouxe uma sacola de gols para presentear Gustavo (3x0); um dos decanos do Dadinho em terras paranaenses, Gilberto retornou às disputas da modalidade, um pouco enferrujado, demorou algumas partidas para balançar as redes adversárias; os botonistas Marcão e Julio Dante, do Figueirense/SC, marcaram presença na competição; e Daniel, afastado neste primeiro semestre de competições oficiais, mostrou que continua afiado e conquistou o título da Copa.

Davi (botonista do Dom Pedro II) foi o idealizador e organizador da competição e presenteou todos os botonistas presentes com medalhas de participação além de troféus aos três primeiros classificados

 
Nilson (à esquerda) fez novamente boa campanha e chegou à fase de mata-mata;     

        Rubão (à direita) iniciou sua aventura pelo Dadinho com grande vitória na estreia (3x0 Gustavo)

Na primeira fase, os botonistas se enfrentaram em dois grupos, dos quais somente os 4 melhores de cada grupo avançariam para a disputa do título.

No Grupo 1, Almo e Davi foram enfileirando vitórias e não tiveram problemas para se classificar. Almo está em grande fase e se preparando para o Sul Brasileiro este mês. Davi vem demonstrando regularidade nas últimas competições, sempre se classificando para as fases eliminatórias com número elevado de pontos e nas primeiras colocações. Na última rodada, o confronto entre ambos valia a liderança do grupo. Davi saiu vencendo a partida, resultado que lhe daria o primeiro posto no grupo, mas Almo virou a partida e se manteve na liderança, invicto, com 22 pontos, a melhor campanha da primeira fase. Os demais botonistas do grupo fizeram campanhas irregulares, o que fez com que 5 deles chegassem à última rodada com chances: Vinícius (9 pontos), Filé (9 pontos), Julio Dante (8 pontos), Marcelo (7 pontos) e Roberto (6 pontos). Dentre os postulantes a terceira e quarta vagas, apenas Filé não tinha confronto direto e enfrentou o já eliminado Rogelton. Mas a derrota de 1x0 para Rogelton custou caro ao botonista do Bangu que ficou sem a vaga, já que Roberto venceu Julio Dante por 2x0 e, nos critérios de desempate, ficou à frente de Filé. No outro confronto direto que valia vaga ao vencedor, Vinicius fez 3x2 sobre Marcelo e avançou com a terceira colocação do grupo.

No Grupo 2, o sempre favorito Marcão foi o único a fechar a fase sem derrotas e invicto, mas o excesso de empates (6) fez com que o botonista do Figueirense/SC conquistasse a classificação apenas na última rodada, após empate de 1x1 contra Jorge, chegando aos 12 pontos (3ª colocação). Com o resultado, Jorge, que já chegou à última rodada classificado, garantiu a vice-liderança do grupo com 14 pontos. A última vaga coube ao mestre Nilson que mais uma vez fez boa campanha (apenas uma derrota na primeira fase) e venceu Gilberto na rodada derradeira por 2x0. Também com apenas uma derrota (na estreia por 1x0 para Jorge), mas 5 vitórias conquistadas a partir de então, Daniel terminou na liderança isolada do grupo com 17 pontos e mostrou que o atual campeão da Coroa de Ouro continua em excelente fase.

Os botonistas eliminados disputaram a série Prata e após superarem duas fases eliminatórias, Gustavo e Filé fizeram o jogo com mais gols na competição: o resultado final de 4x4 deu o título da série para o botonista do Dom Pedro II.

Nas quartas-de-final da Série Ouro, Almo superou Nilson pelo placar mínimo, após gol logo na saída do jogo; Daniel venceu Roberto e avançou; Vinicius virou pra cima de Jorge (2x1), que jogava pelo empate, e conquistou sua vaga; e no grande confronto dessa fase, Davi jogava pelo empate contra Marco Lomba e chegou perdendo de 2x1 até o soar do relógio, mas no "tem chute", um disparo certeiro, próximo da área, no canto esquerdo da meta catarinense, deu a vaga ao principal homenageante da tarde.

Na fase de semifinal poucos gols, mas os favoritos Almo e Daniel, melhores campanhas até então, acabaram se classificando para a final. Daniel venceu Davi pelo placar mínimo, enquanto Almo teve mais trabalho e precisou da vantagem do empate para chegar à decisão (1x1 contra Vinícius).

Vinicius venceu de virada Davi por 2x1 e conquistou o terceiro lugar do campeonato.

A grande final foi marcada por golaços (veja os gols da partida no vídeo abaixo). Daniel fez 1x0 no primeiro tempo, mas antes do intervalo Almo buscou o empate em 1x1, resultado que lhe garantia o título da Copa. No segundo tempo, contudo, Daniel ficou novamente à frente no placar e com mais um bonito gol no canto esquerdo do goleiro adversário, fechou o placar em 3x1 para levantar a taça de campeão da 1ª Copa Marilane Ferreira.


 
pódio da 1ª Copa Marilane Ferreira: Davi, Vinicius, Daniel (Campeão) e Almo

Daniel recebe o troféu de campeão do anfitrião Davi

Almo (vice-campeão) só foi derrotado uma vez e logo na grande final

Vinicius (3º lugar) começou devagar mas chegou ao mata-mata e depois não perdeu mais partidas


Um comentário:

  1. Torneio muito bacana, com uma bela homenagem do Davi para sua mamãe. Iniciativa louvável! Foi um prazer participar e rever os amigos.
    Abraços!
    Daniel

    ResponderExcluir