sábado, 13 de agosto de 2022

Com gol inacreditável no "tem chute", Almo vence sua primeira Etapa em 2022

Almo e Gustavo chegaram merecidamente à grande final da 4ª Etapa 2022 em Curitiba e fizeram uma partida inesquecível.

Gustavo alcançou brilhantemente a decisão (após 4 vitórias - sendo 3 na fase de grupos da Série Ouro e mais a semifinal contra Vinicius) mas precisava vencer Almo que, até ali, havia vencido todos os seus 9 jogos e tinha melhor campanha no geral.

O que parecia missão impossível para o botonista do São Braz, ficou ainda pior quando Almo, por duas vezes, esteve à frente no placar, a segunda delas já no segundo tempo da final.

Mas o impossível parecia que se tornaria realidade quando, nos minutos finais do segundo tempo, Gustavo empatou e alcançou a virada por 3x2, resultado que lhe daria o título.

Faltando 15 segundos para o final do jogo, Almo não conseguiu se preparar para um último chute e teve que forçar um escanteio. Após dois toques, pediu seu chute derradeiro em posição não muito favorável. A campainha tocou e a tensão pousou sobre a mesa da grande final.

Após respirar fundo, Almo soltou seu chute e... o que se viu em seguida foi Gustavo comemorando! Sim, pois seu goleiro do Feynoord havia operado uma defesa milagrosa: era a defesa do título! Só que não! O inacreditável aconteceu: enquanto Gustavo saía enlouquecido comemorando o que seria a conquista do campeonato,  o dadinho defendido por seu goleiro voltou quase que fora da grande área e caprichosamente resvalou em um botão e voltou em direção ao gol indo morrer no fundo das redes. Gustavo teve que engolir o grito de campeão e Almo, com sua peculiar serenidade, finalizou dizendo "foi gol" e comemorou o título da 4ª Etapa em Curitiba.

Enredo final inesquecível para a 4ª etapa Curitiba 2022 que, neste sábado no Clube Dom Pedro II, teve seu maior número de competidores no ano: 18 botonistas, entre eles dois estreantes em etapas do circuito. Paulo que já havia feito boa campanha na Superliga em julho,  neste sábado não estava inspirado: teve que se contentar com a disputa da Série Bronze, vencendo Filé na final por 1x0. Já Anderson fez sua estreia em grande estilo, obtendo 2 vitórias e 1 empate na primeira fase (só não alcançando a Série Ouro por desvantagem no saldo de gols). Mas na Série Prata venceu suas 3 partidas na fase de grupos e chegou à semifinal da Série Prata. Acabou derrotado por Roberto na semifinal, mas conquistou um honroso 3º lugar nesta série: excelente estreia nas mesas paranaenses!

participantes da 4ª Etapa Curitiba 2022 (faltou ali o Zonato à direita, cortado pelo câmera man!)

Na primeira fase da competição, os destaques foram:

- no Grupo A, o líder do ranking 2022 - Daniel – começou sendo surpreendido por Xavier (0x2), mas se recuperou em seguida goleando Marcelo por 5x1 e, na última rodada, em confronto direto contra Rogelton, goleou novamente por 5x0, terminando em primeiro lugar com 10 pontos.  Marcelo foi o outro classificado do grupo, também com 10 pontos,  ao vencer Leonardo por 3x2 na última rodada. A goleada sofrida para Daniel tirou as esperanças de Rogelton alcançar a série ouro pois seu saldo ficou prejudicado em relação aos outros terceiros colocados.

- no Grupo B, com 3 vitórias cada, Gustavo e Nilson avançaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar para a Série Ouro. Com 2 vitórias e 2 empates, Jorge também se classificou entre os melhores terceiros colocados.

- no grupo C, Almo fez campanha perfeita vencendo todos os seus 5 jogos, um deles por goleada (5x1 sobre Filé). Já a briga pelo segundo lugar do grupo ficou para a última rodada, entre Vinícius, Sylvio, Roberto e Andersson. Com a derrota para Almo por 3x1, Roberto acabou eliminado. Vinícius virou para cima de Filé (3x1) e ficou com o segundo lugar. Já a terceira vaga foi disputada por Sylvio e Anderson: a vitória do estreante por 1x0, porém, não foi suficiente para garantir a vaga na Série Ouro. Sylvio ficou com os mesmos 7 pontos de Anderson, mas melhor saldo de gols e se classificou como um dos melhores terceiros lugares.

Na disputa da Série Ouro, os 8 botonistas classificados foram divididos em 2 grupos.

No grupo 1, Almo continuou cirúrgico e venceu os seus 3 confrontos (2x1 Sylvio, 3x2 Vinicius e 3x1 Nilson). A segunda vaga foi disputada pelos demais competidores na última rodada. Com 2 derrotas nas partidas anteriores, Sylvio precisava vencer Vinícius e torcer por um tropeço de Nilson. E até saiu vencendo no primeiro tempo, mas sofreu a virada (1x3) e ficou fora da semifinal. Com a vitória Vinícius se classificou para a semifinal com o segundo lugar do grupo.

No grupo 2, Gustavo fez campanha perfeita vencendo Daniel (3x0), Marcelo (3x1) e Jorge (2x1) e avançou para a semifinal com moral. A outra vaga ficou com o Jorge que, mesmo perdendo para Gustavo na última rodada, contou com o empate entre Marcelo e Daniel para avançar em segundo lugar com 4 pontos.

Nas partidas semifinais, Almo e Gustavo não tiveram dificuldades para chegar à decisão vencendo seus confrontos, respectivamente contra Jorge (4x2) e Vinícius (3x1).

Com a vantagem do empate em razão da melhor campanha, Almo ficou com o título após o empate em 3 a 3 contra Gustavo. Jorge conquistou de forma honrosa o terceiro lugar ao vencer Vinicius por 1x0. Após vencer Nilson (3x1) e Marcelo (4x2), Daniel fechou a competição com o 5º lugar.

Na série Prata, o estreante Anderson marcou 3 vitórias contra Rogelson, Zonato e Xavier chegando às semifinais com 100% de aproveitamento. Rogelson ficou com a segunda vaga ao obter melhor saldo de gols que Xavier. No outro grupo, Leonardo também fez campanha perfeita e venceu os seus 3 jogos contra Roberto, Rogelton e Lincoln. Com 2 vitórias sobre Rogelton e Lincoln, Roberto ficou com a segunda vaga. Nas semifinais, Roberto venceu o Anderson por 2x0, enquanto Leo fez 3x0 sobre Rogelson. Na final, Leonardo fechou com chave de ouro sua campanha ao vencer Roberto novamente, pelo placar de 2x0, ficando com o título da Série Prata.

Na corrida pelo título do circuito, Daniel (Bangu) segue com folga na liderança com 3.710 pontos, mas viu a diferença para Gustavo (São Braz), vice-líder, ser reduzida em 90 pontos após a 4ª Etapa. Gustavo tem 3.260 pontos.

A próxima etapa (penúltima do ano) em Curitiba será no dia 17 de setembro. E vem aí o Campeonato Paranaense, no dia 08 de outubro, em Curitiba, competição que será disputada na Sociedade São Braz. 

Almo conquistou sua primeira etapa em 2022

Gustavo foi o vice-campeão da 4ª Etapa em Curitiba

Jorge (São Braz) conquistou o 3º lugar da etapa

Vinicius (Bangu) ficou com o 4º lugar da etapa

pódio da Série Ouro: da esquerda para a direita Daniel, Jorge, Almo, Gustavo e Vinicius


sábado, 6 de agosto de 2022

Mestre Nilson conquista a 7ª Etapa da Superliga em Curitiba

 Disputada no último dia 26 de julho no CT Robertão, a 7ª Etapa da Superliga em Curitiba reuniu 16 botonistas da capital paranaense, divididos em 4 grupos.

No Grupo A tivemos muito equilíbrio entre Marcelo, Vinicius e Rogelson. Empates entre Marcelo x Vinicius (1x1) e Vinicius x Rogelson (2x2) , mas a vitória de Marcelo sobre Rogelson por 3x0 na primeira rodada acabou sendo decisiva para a eliminação deste que terminou um ponto atrás dos adversários. Pelo saldo de gols Marcelo finalizou a fase de classificação em primeiro lugar no grupo. O estreante Roberto Ferreira não decepcionou em sua primeira competição e até arrancou um empate em 1x1 contra Marcelo.

No Grupo B, Almo saiu perdendo seu jogo de estreia contra Leonardo (0x2) mas virou no segundo tempo para 3x2 e com uma goleada sobre Gustavo na segunda rodada (5x2) avançou em primeiro lugar com mais um empate contra Thales (2x2) somando 7 pontos. A partida entre Gustavo x Leonardo na última rodada valia a segunda vaga para a Série Ouro: melhor para Gustavo que fez 2x0 e ficou com o segundo lugar no grupo.

O Grupo C foi liderado por Nilson que fez campanha perfeita ao vencer seus três adversários sem sofrer gols: 2x0 Jorge, 2x0 Lincoln e 1x0 Davi. Somente Nilson e Roberto terminaram a primeira fase com 100% de aproveitamento, mostrando que o atleta do São Braz tinha vindo para brigar pelo título da etapa. Jorge ficou com o segundo lugar após vencer Davi por 1x0 e empatar com Lincoln por 0x0.

Já no Grupo D, Roberto Petrini fez 2x0 em Paulo, 2x1 contra Filé e 2x0 em Zonato para também fechar com 3 vitórias a primeira fase. Paulo Torres marcou 3x1 contra Zonato e venceu Filé por 1x0 na última rodada para avançar como segundo do grupo.

Nas quartas-de-final da Série Ouro, Gustavo, em excelente fase no ano de 2022, precisava superar a vantagem do empate de Marcelo e o fez em grande estilo, goleando seu rival pelo placar de 5x2 e chegando à semifinal.

Quem também não segurou sua vantagem foi Roberto Petrini. O atleta do São Braz vinha de campanha perfeita na primeira fase, mas viu Vinicius abrir 2x0 no segundo tempo e ficar sem a vaga na semifinal. Roberto ainda descontou no final mas não teve tempo de tentar o empate.

Almo também se garantiu na semifinal ao superar Jorge pelo placar de 3x1. 

Com a melhor campanha na primeira fase, Nilson teve jogo mais complicado contra a revelação do Dadinho em 2022 - Paulo Torres. O jogo acabou empatado em 1x1 e o resultado valeu a classificação para Nilson uma vez que tinha melhor campanha na fase de grupos.

Nas semifinais, Almo repetiu o placar das quartas-de-final e derrotou Vinicius por 3x1 (após abrir 3x0), enquanto que Nilson superou Gustavo pelo placar de 2x1 para chegar à grande final.

Na Série Prata, o título ficou para Leonardo que marcou 3 vitórias: 2x1 Davi, 1x0 Zonato e 1x0 Rogelson na final da série.

A decisão de 3º lugar terminou com empate entre Gustavo x Vinicius (1x1). O atleta do São Braz que tinha a vantagem do empate acabou em 3º lugar na competição.

A grande final reservou o confronto entre Almo e Nilson. Como tinha melhor saldo de gols nas fases anteriores, o atleta do Clube Curitibano chegou à decisão com a vantagem do empate e até saiu vencendo a partida, mas o Mestre Nilson mostrou que realmente estava em noite inspirada e, com dois gols, virou a partida de forma espetacular e venceu por 2x1, sagrando-se campeão da 7ª Etapa da Superliga 2022. Muita vibração ao final de Nilson que foi cumprimentado por todos pela brilhante campanha (finalizou de forma invicta a etapa sofrendo apenas 3 gols em 6 jogos).

Nilson recebeu de Filé a medalha de campeão da etapa 

Almo aumentou sua vantagem na liderança do ranking 2022 da Superliga


Após a disputa da 7ª Etapa, a Superliga 2022 tem a liderança isolada de Almo, seguido por Roberto, Vinicius e Jorge. Restam 3 etapas e a próxima disputa será no mês de agosto.