domingo, 11 de novembro de 2018

Marcelo conquista o título e é o único a vencer duas etapas em 2018


O CT Robertão recebeu mais uma etapa neste sábado, a última do ano. Participaram da 6ª Etapa 10 botonistas do Bangu/PR, Marcílio Dias/SC e Zona Sul/RS. A expectativa de reunir o maior número de atletas em 2018 foi frustrada na última hora com a ausências dos amigos Nilson, Zonatto, Joel e Paulo. 

Desse modo, o regulamento aprovado em cima da hora (e no segundo turno) previa uma fase de confrontos em turno único entre os 10 participantes, classificando-se os 4 melhores para a fase de semifinal.

Na primeira fase, início equilibrado, mas o atual campeão e líder do ranking 2018 - Sylvio - e o vice-líder Bruno venceram suas primeiras partidas e despontaram na classificação. Ao final da terceira rodada Bruno já somava 9 pontos após vitórias sobre Vinícius (3x0), Alex (2x1) e Roberto (3x2). Na mesma rodada Jorge tirou a invencibilidade de Sylvio (2x0) e chegou com este à vice-liderança. 

Oswaldo, após goleada na estréia contra o Filé (4x2), recuperou-se da derrota na segunda rodada para Sylvio e venceu Gustavo (2x0) para também chegar à vice-liderança. Na rodada seguinte derrubou o líder Bruno por 2x0 e tomou deste a liderança.

Oswaldo manteve-se na liderança até o final da 5ª rodada, após vencer Roberto (2x0), mas com um tropeço na rodada seguinte (derrota de 1x0 para Vinícius), perdeu a ponta para Bruno que empatou com Gustavo por 1x1. Nessa 6ª rodada, Sylvio e Alex protagonizaram um grande jogo ao empatarem por 3x3. Aliás, Alex estava com sua artilharia pesada no campeonato e demonstrou grande poder de reação em vários jogos. Na rodada seguinte, em confronto espetacular contra Luiz Carlos, vencia por 3x1, sofreu a virada, mas buscou o empate em 4x4 na partida com mais gols na etapa deste sábado.

Após começo ruim (2 derrotas nas 3 primeiras rodadas), Marcelo se recuperou a partir da 4ª rodada e em uma arrancada espetacular, marcou 5 vitórias nos 6 jogos seguintes (destaque para as vitórias de 3x2 sobre Bruno e 3x1 sobre Oswaldo, fundamentais para que ao final da primeira fase conquistasse a liderança da competição e as vantagens para as fases finais.

Na última rodada, Marcelo, Bruno e Oswaldo já chegaram classificados. A última vaga era disputada por Sylvio, quarto colocado com 12 pontos, e Vinícius e Jorge, que empataram na 8ª rodada por 1x1 e chegaram à derradeira rodada com 11 pontos cada. Pressionados, Vinícius e Jorge acabaram goleados em suas partidas por Gustavo (4x2) e Alex (3x0). Sylvio, que só dependia de suas forças, fez um excelente jogo contra Bruno e, de virada, ganhou por 3x2 e se classificou com a quarta melhor campanha para a semifinal.   

Nas eliminatórias de 5º a 8º, Alex - Jorge e Gustavo - Vinícius reeditaram os confrontos da última rodada da primeira fase. Alex venceu Jorge novamente, desta vez em partida equilibrada e marcada por muitos gols (4x3) e Vinícius redimiu-se da goleada de 4x2 imposta por Gustavo na rodada anterior e avançou à decisão de 5º lugar com uma vitória pelo placar mínimo (1x0).  

A fase de semifinal foi marcada por duas partidas nervosas, muito equilíbrio e poucos gols. Marcelo, com a vantagem do empate, saiu na frente de Sylvio no primeiro tempo e manteve-se a frente no placar até o final. No outro confronto, Bruno reverteu no início a vantagem de Oswaldo que, contudo, não sentiu o gol e foi em busca do empate, mas o primeiro tempo terminou com a vantagem de Bruno. O gol da classificação de Oswaldo veio no segundo tempo e seu Flamengo segurou a vantagem até os acréscimos quando Bruno teve a chance de avançar à final, mas o esquadrão paraguaio não conseguiu superar o goleirão rubro-negro.

Na decisão de 9º lugar, Roberto venceu Luiz Carlos pelo placar mínimo. O anfitrião não lembrou nem de perto a excelente campanha no Brasileiro 2018 mês passado quando teve o melhor desempenho entre os paranaenses em Florianópolis. Já o Filé não conseguiu reeditar a grande campanha da I Copa Continente em Florianópolis no mês passado, quando sagrou-se campeão. Acabou terminando a 6ª etapa sem vitórias.

Gustavo venceu Jorge por 3x2 e conquistou o 7º lugar, porém distante da expectativa da imprensa local, especialmente pela boa campanha no Brasileiro de Florianópolis e desempenho nos treinos que antecederam a etapa estadual. A vitória serviu de consolo ao atleta do Zona Sul/RS, mas não deve ter apagado de sua mente as cenas lamentáveis que protagonizou nos confrontos iniciais da primeira fase quando, visivelmente nervoso (o resultado do exame antidoping ainda não revelou se era só nervosismo mesmo kkk) agrediu seus próprios jogadores, atirou sua “chuteira” no chão e bateu boca com arbitragem e adversários. O Supremo Tribunal do Dadinho Paranaense (STD/PR) já recebeu representação apresentada pelo técnico da Seleção Brasileira pedindo severa punição. O representado reconheceu sua má conduta mas alega prescrição e incompetência do ministro relator. A representação foi distribuída ao Min. Alexandre DIAS CasteFOLLI. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.   

Voltando ao futebol de mesa, grande confronto pela decisão do 5º lugar: Alex que já tinha a vantagem do empate abriu logo 2x0 com seu Furacão sobre Vinícius, mas o Peixe reagiu e empatou a partida ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, Vinícius virou o jogo para 3x2 mas em seguida Alex empatou novamente a peleja. Nos minutos finais o Santos acertou um grande chute do meio da rua e balançou o capim no fundo do gol atleticano, definindo o placar em 4x3. Curiosamente, Alex encerrou sua campanha com o melhor ataque (25) e a pior defesa (24) da competição, mas sem dúvida protagonizou a maioria dos grandes jogos da etapa.

A liderança do ranking 2018 estava em jogo na disputa do 3º lugar, onde se enfrentaram Sylvio (então número 1) e Bruno (vice-líder em 2018). Melhor para Bruno que venceu Sylvio por 2x1 e empatou na liderança do ranking com o adversário, ambos agora com 410 pontos.

Para a final chegaram, com justiça, as duas melhores campanhas da etapa: Marcelo e Oswaldo. Os representantes do Marcílio Dias/SC iniciaram a partida de forma tensa. Aos poucos os finalistas se soltaram e fizeram um grande confronto. Ainda no primeiro tempo Marcelo abriu o placar com sua Seleção Brasileira e aumentou sua vantagem (jogava pelo empate para ser campeão), mas o Mengão de Oswaldo não sentiu a pressão e logo empatou a decisão. Após o intervalo, Marcelo passou novamente a frente no placar, mas na sequência Oswaldo igualou mais uma vez a peleja e os instantes finais foram no estijo “haja coração”!  Oswaldo ainda teve uma grande chance antes do apito final, mas o chute e a possibilidade da virada foram para fora. No mesmo instante o cronômetro zerou e Marcelo comemorou bastante mais um título em 2018 , desta vez como técnico da Seleção Brasileira.

A conquista valeu mais 100 pontos ao curitibano do Marcílio Dias/SC que agora encostou de vez na briga pela liderança do ranking 2018 (400 pontos contra 410 dos líderes Sylvio e Bruno). Tudo será decidido no Campeonato Paranaense 2018, disputa maior do Dadinho Paranaense no próximo dia 08 de dezembro, quando a pontuação será contada em dobro e conheceremos o melhor botonista de 2018.

Marcelo e Oswaldo antes da decisão da 6ª Etapa

Começou a decisão... acorda Filé!

Marcelo com sua Seleção Brasileira: Campeão!!

Sylvio (Bangu/PR) passa o bastão de campeão para Marcelo (MD/SC)

Os premiados da 6ª Etapa

Mais uma divertida e disputada Etapa do Dadinho em Curitiba

2 comentários: