segunda-feira, 9 de junho de 2025

Almo vira partida final contra Vinicius e conquista sua segunda etapa da Coroa de Prata no ano

 No último sábado (07/06) foi disputada a 3ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba, no Clube dos  Sargentos  e Subtenentes (CSS).

Os 12 botonistas participantes disputaram a primeira fase no sistema suiço, jogando  7 rodadas, onde o equilíbrio preponderou. 

Davi (Dom Pedro), campeão da etapa anterior, pulou  na frente da  classificação vencendo 4 das  suas 5 primeiras  partidas (5x0 Jorge Calberg, 4x1 Daniel, 2x0 Sylvio  e 3x2 Jorge Luiz), só sendo derrotado  para   Gustavo  (Dom Pedro) na 3ª rodada por  3x1, justamente  o adversário que  lhe tomou a liderança na sexta e  penúltima rodada após golear Filé por  4x0 e contar com  empate de Davi contra Vinicius (2x2).  

Na última rodada  da  fase de classificação, Almo (Curitibano) goleou Davi por 4x0 e chegou à liderança pois Gustavo ficou no empate sem  gols  contra Jorge Calberg (Dom Pedro). Marcelo (Dom Pedro) avançou para as  quartas-de-final na 4ª colocação, perdendo a invencibilidade apenas na última rodada, quando  foi derrotado por Jorge Luiz (1x0). Daniel e Vinícius, ambos  do Bangu, também se classificaram, respectivamente na 5ª e 6ª posições, com o mesmo número de pontos (11) e o confronto entre eles na última rodada  terminou com um movimentado 4x4. Vinícius foi o único a terminar a primeira fase invicto. As duas vagas restantes foram disputadas por 5 botonistas  na  derradeira rodada: o empate sem gols contra Gustavo tirou as chances de Jorge Calberg (que chegou a 7 pontos) e classificou Xavier (Bangu) na 7ª colocação  com 8 pontos. Com apenas 4 pontos até ali, Sylvio (Bangu) e Jorge Luiz (Dom Pedro) dependiam de vitórias e tropeços dos adversários à frente (Jorge Calberg e  Filé). Sylvio empatou com Piti (Ricetti) e ficou sem chances. Jorge Luiz venceu Marcelo por 1x0 mas também acabou eliminado, já que Filé venceu Xavier por 2x1 e ficou com a última vaga na Série Ouro.

Na disputa da Série Prata, Jorge Luiz e Sylvio terminaram invictos o quadrangular (a partida entre ambos terminou 2x2) e exatamente a mesma campanha (1 vitória, 2 empates, saldo 1), mas Jorge Luiz ficou com o título por ter marcado 5 gols contra 3 do botonista do Bangu.

As partidas das quartas-de-final da Série Ouro tiveram os seguintes resultados: Almo venceu Filé por 2x0 e avançou às semifinais com a melhor campanha entre os classificados; Gustavo venceu Xavier pelo mesmo placar e também passou de fase com a segunda melhor campanha; Davi e Vinicius fizeram o tira-teima da primeira fase e o botonista do Bangu, inspirado, impôs a maior goleada no histórico de confrontos (37) entre ambos até hoje (5x1) e também chegou à fase semifinal; já Daniel reverteu a vantagem do empate de Marcelo, vencendo por 2x1 e conquistando a vaga na fase seguinte.

As semifinais reservaram os confrontos entre Almo x Daniel e Gustavo x Vinicius. Almo precisava superar o retrospecto de desvantagem contra Daniel (até ali eram 8 vitórias contra 6 em favor de seu adversário em 18 jogos disputados) e tinha a vantagem do empate em seu favor. No primeiro tempo muito equilíbrio e o jogo foi para o intervalo empatado em 2x2. No segundo tempo, porém, Almo marcou mais duas vezes e conquistou a vaga na final com a goleada por 4x2. Gustavo chegou para a partida semifinal contra Vinicius jogando pelo empate, mas tinha em seu desfavor o retrospecto ruim no confronto entre ambos (7 vitórias contra 24 do botonista do Bangu em 44 partidas), inclusive em 2025 quando nas 3 partidas anteriores não saiu com o triunfo. Tudo parecia diferente, quando logo no início Gustavo abriu o placar e, mesmo tendo sofrido a virada ainda no primeiro tempo, buscou o empate e foi para o intervalo com o resultado que precisava. No entanto, a segundos do final, Vinicius chegou ao gol da vitória (3x2) e da classificação para a grande final.    

Filé (Bangu) venceu Marcelo por 3x2 e Davi por 1x0, quando esteve sem a vantagem do empate nas duas partidas e conquistou um honroso 5º lugar.

Gustavo e Daniel empataram em 0x0 e o resultado deu ao botonista do Dom Pedro a 3ª colocação na etapa (seu segundo pódio no ano).

Presente nas três decisões em 2025, Almo foi para a final com a vantagem do empate e a melhor campanha até ali, mas Vinícius chegou à decisão como único sem ter sido derrotado na competição. Ciente do retrospecto amplamente favorável do botonista do Curitibano (36 vitórias contra apenas 4 em 55 jogos), mas esperançoso por repetir o último resultado no confronto, quando em maio venceu Almo por 3x2 na Superliga, Vinicius começou com tudo e abriu 2x0 no primeiro tempo. Na saída do segundo tempo, o botonista do Bangu chegou perto de fazer o terceiro mas a bola beijou a trave esquerda do adversário e saiu pela lateral. No lance seguinte Almo diminuiu o placar e nos minutos seguintes chegou ao empate e à virada com gols do meio da rua. Placar final de 3x2 para o botonista do Curitibano e segundo título em três etapas disputadas neste ano. 

pódio da 3ª Etapa em Curitiba: Almo campeão, Vinicius vice e Gustavo 3º

     
Classificação final da 3ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário