segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Em tarde inspirada, Vinícius conquista a 6ª Etapa e é o campeão da Coroa de Prata 2025 em Curitiba

 No sábado (04/10) tivemos a última etapa da Coroa de Prata 2025 em Curitiba com a presença de 15 botonistas. Vinícius e Daniel (ambos do Bangu) além de Almo (Curitibano) chegaram à derradeira etapa brigando pelo título do ano. 

Para Vinícius, o título viria caso atingisse as semifinais, independentemente do resultado dos adversários, e a primeira fase demonstrou que o objetivo viria: vencendo todos os seus jogos no Grupo A (3x0 Miguel, 2x0 Nilson, 3x0 Luiz Ricardo, 2x1 Jorge Luiz, 1x0 Gustavo e 4x1 Calberg), o botonista do Bangu finalizou a 1ª fase com 100% de aproveitamento. Jorge Luiz (CSS) veio logo atrás e, com boas vitórias sobre Nilson (CSS) e Luiz Ricardo (Londrina), ambas pelo placar de 3x1, e uma sonora goleada de 5x0 sobre o então campeão Gustavo (CSS), chegou aos 18 pontos na vice-liderança. Com a goleada de 4x0 sobre Miguel (Bangu), Luiz Ricardo chegou à última rodada classificado e a última vaga do grupo A foi disputada por Calberg (com 10 pontos) e Gustavo (com 9 pontos). Gustavo fez a sua parte e venceu Miguel por 1x0 chegando aos 12 pontos. Já Calberg sofreu uma goleada de Vinícius (1x4) e acabou terminando a fase de grupos na 5ª posição.

No Grupo B, Daniel e Sylvio (ambos do Bangu) começaram muito bem e venceram suas 3 primeiras partidas. Na 4ª rodada, contando com o revés de Sylvio (que foi derrotado a primeira vez na competição por Davi - 2x3), Daniel se isolou na liderança do grupo ao vencer Petrini (CSS) por 3x0. Na rodada seguinte, no confronto direto pela liderança, os botonistas do Bangu ficaram no empate (2x2). Com a vitória sobre Almo (2x1) na penúltima rodada, Daniel chegou na liderança e classificado para a última rodada. Mesmo derrotado por Tiago (2x3), Daniel ficou com o 1º lugar do grupo (16 pontos), já que Sylvio (único que poderia tirar sua liderança) acabou derrotado por Almo (2x3). Com o resultado o botonista do Curitibano ficou na vice-liderança com 14 pontos, um a mais que Sylvio, também classificado. A outra vaga do grupo ficou com Davi (CSS) que ainda brigava com Tiago, mas a classificação veio após vitória sobre Petrini pelo placar de 2x0.

Na Série Prata, chegaram às semifinais Calberg, Tiago, Nilson e Miguel (os dois últimos graças a vitórias sobre Petrini e Marcão, respectivamente, ambas pelo placar de 1x0). Calberg chegou à decisão após vencer Miguel por 2x0. Já Tiago e Nilson ficaram no 0x0, resultado que classificou Tiago. Na final, Calberg venceu pelo placar de 3x1 e conquistou a Série Prata.

Pela segunda vez consecutiva Tiago foi finalista da Série Prata

 
Jorge Calberg (CSS) foi o campeão da Série Prata

Nas quartas-de-final da Série Ouro, Sylvio saiu na frente contra Jorge Luiz, mas o botonista do CSS buscou o empate, resultado que lhe garantiu a vaga na semifinal. Daniel e Gustavo também ficaram no 1x1 e o empate valeu a vaga ao botonista do Bangu (1º colocado de seu grupo na primeira fase). Luiz Ricardo (Londrina) surpreendeu Almo e abriu 3x0 no primeiro tempo, administrando na segunda etapa sua vantagem para também chegar às semifinais (partida terminou 3x1). Na outra partida desta fase, estava em jogo o título da Coroa de Prata 2025 em Curitiba para Vinícius, em caso de classificação para as semifinais. Com a vantagem do empate, o botonista do Bangu virou o primeiro tempo na frente (1x0) e ampliou logo no início do segundo tempo. Davi ainda diminuiu o placar, mas logo em seguida Vinícius deu números finais ao confronto (3x1) e garantiu a vaga na semifinal e o título da Coroa de Prata 2025 na capital.

As semifinais reservaram os confrontos entre Vinícius (Bangu) x Luiz Ricardo (Londrina) e Daniel (Bangu) x Jorge Luiz (CSS). Líderes de seus grupos na primeira fase, Vinícius e Daniel venceram bem suas partidas e, com méritos, chegaram à grande decisão. Vinícius fez 2x0 sobre Luiz Ricardo que, assim como na partida entre eles na fase de grupos, parou na trave por diversas vezes e não conseguiu vazar o paredão santista Vanderlei (que havia sofrido apenas 3 gols nos 8 jogos anteriores). Já Daniel, necessitando da vitória, saiu na frente mas tomou a virada de Jorge Luiz. Mas Daniel fez excelente segundo tempo e novamente virou a partida, marcando mais 3 gols. A goleada de 4x2 deu a vaga na decisão ao botonista do Bangu e empatou o confronto entre eles no ano de 2025 (2 vitórias para cada lado) e no retrospecto (4 vitórias para cada em 12 confrontos). 

Luiz Ricardo encerrou sua grande campanha na 6ª Etapa com mais uma vitória, desta vez sobre Jorge Luiz (3x2), e conquistou o 3º lugar no campeonato.

Luiz Ricardo (Londrina) conquistou o 3º lugar

 

Vinícius e Daniel repetiram a final do Bangu da 4ª etapa 2025, mas desta vez a vantagem do empate era de Vinícius que chegou à decisão com 100% de aproveitamento, o melhor ataque (22 gols) e a melhor defesa (apenas 3 gols sofridos em 9 partidas). No retrospecto entre ambos, contudo, ampla vantagem de Daniel que tinha 10 vitórias contra 2 de Vinícius em 20 partidas. 

Vinícius e Daniel reeditaram final do Bangu disputada na 4ª Etapa: desta vez Vinícius saiu campeão   

 

Ciente de sua vantagem na decisão e do retrospecto favorável de Daniel, Vinícius se fechou na defesa no início do jogo e apostou na tarde de "corpo fechado" do goleirão Vanderlei. A tática deu certo e ambos os botonistas não tiveram chances de finalizações próximas ao gol. Em uma delas o goleiro santista defendeu de "ponta de dedo" finalização de Daniel. Na sequência, Vinícius acertou o travessão adversário em chute do meio da rua. No final do primeiro tempo, na única vez em que teve espaço para trabalhar a jogada, Vinícius acertou chute no canto esquerdo e abriu o placar. Precisando da virada, Daniel foi pra cima no início da segunda etapa e em um contra-ataque, Vinícius acertou belo chute no ângulo para abrir 2x0 (veja no vídeo abaixo). 


 

O que se viu na sequência foi um festival de bolas na trave de ambos os lados, mas o placar não foi mais alterado. A vitória na final confirmou a campanha 100% de aproveitamento e o título para Vinícius, o sexto em etapas do Dadinho Paranaense.

Com campanha perfeita, Vinícius (Bangu) sagrou-se campeão da 6ª Etapa

 
Daniel (Bangu) foi finalista pela terceira vez em 2025

 

pódio da Série Ouro da 6ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba

 

com dois vices e o título deste sábado, Vinícius sagrou-se campeão da Coroa de Prata 2025 em Curitiba