Foram 5 anos de espera, mas a conquista de mais uma etapa da Coroa de Prata veio neste sábado para o botonista Gustavo Burgos.
A competição marcou também a estreia do Clube dos Subtenentes e Sargentos - CSS (do qual faz parte o campeão Gustavo), que já recebe as etapas da Coroa de Prata em Curitiba desde o início do ano.
Outro destaque da tarde deste sábado foi o número de participantes: 20 botonistas disputaram a etapa (divididos em 3 grupos na primeira fase), maior número da regra Dadinho desde 2019, quando ainda tínhamos a participação dos catarinenses nas competições paranaenses.
No Grupo 1, após estreia com vitória de 3x0 sobre Tiago (Liga das Araucárias), Vinícius (Bangu) finalizou a primeira fase invicto e na liderança do grupo: com mais duas vitórias sobre Piti (Ricetti) e Delbons, bem como dois empates de 1x1 contra Gustavo (CSS) e Jorge Luiz (CSS). Inspirado pelo título de equipes conquistado no torneio amistoso comemorativo do aniversário do botonista Piti, nesta última semana, Gustavo fechou a primeira fase na vice-liderança, um ponto atrás de Vinícius: estreou com vitória sobre Piti por 2x0, venceu Jorge Luiz por 3x2 e Delbons por 2x0, só perdendo para Tiago por 0x2. Delbons não perdoou seu pai (e aniversariante do fim de semana) Jorge Luiz, vencendo o clássico da família por 3x0, resultado que foi fundamental para sua classificação em terceiro lugar no grupo e a conquista da vaga na série Ouro.
No Grupo 2, Filé e Daniel (ambos do Bangu) pularam na frente após vencerem suas duas primeiras partidas. Filé fez 2x0 sobre o garoto Yan (Ricetti) e 4x0 em Xavier (Bangu), Daniel marcou 2x0 em Alemão (Ricetti) e Yan. Ao final da 4ª rodada, Filé retomou a liderança após vencer Alemão por 2x1 e chegou aos 9 pontos, mas na rodada seguinte viu Daniel assumir a ponta do grupo após goleada de 6x2 sobre Xavier. Na 6ª rodada, o confronto entre os primeiros colocados do grupo - Filé e Daniel - terminou empatado em 1x1, resultado que permitiu Davi assumir a liderança já que goleou Xavier por 5x0. Na partida decisiva da última rodada, Davi ficou no 0x0 com Daniel e segurou a liderança do grupo ao final da primeira fase com 13 pontos. Daniel ficou com 12 pontos e terminou em segundo lugar e Alyson, com a vitória de 2x0 sobre Yan na última rodada, ultrapassou Filé e também se classificou com os mesmos 12 pontos de Daniel, mas saldo de gols inferior.
O Grupo 3 foi o mais disputado da primeira fase. Sylvio (Bangu) começou bem e, com duas vitórias sobre Luiz Ricardo (Londrina) por 2x1 e Marcelo Alemão por 2x0, foi o único a vencer as primeiras partidas. Após derrota na estreia, Luiz se recuperou vencendo Calberg (1x0) e Marcão (2x1). Calberg (CSS) se recuperou da derrota em sua primeira partida para Luiz e engatou vitórias seguidas contra Ceccato (Poison) por 1x0, Marcão por 2x1, Petrini (CSS) por 4x3 no clássico coxa-branca e Nilson (CSS) por 2x1, assumindo a liderança do grupo para não mais perdê-la até o final da primeira fase. Sylvio que havia parado em Nilson na 3ª rodada (0x1), voltou a vencer e na 5ª rodada fez 1x0 sobre Ceccato, garantindo a vice-liderança do grupo, posição mantida até o final, mesmo com a derrota para Petrini e o empate sem gols com Calberg nas duas últimas rodadas (fechou com 10 pontos em 2º lugar). No confronto direto pelo 3º lugar da chave, Petrini venceu Luiz por 2x1 e chegou aos mesmos 10 pontos de Sylvio mas com um gol a menos de saldo, ficando com o 3º lugar. Ceccato venceu Marcão por 1x0 e chegou também a 10 pontos, mas acabou superado por Petrini pelo número de gols marcados (3 contra 7 do botonista do CSS). Mesmo assim, Petrini acabou fora da disputa da Série Ouro, já que foi o pior terceiro colocado dos grupos (apesar dos mesmos 10 pontos de Delbons, perdeu no saldo de gols).
A disputa da Série Prata iniciou na fase de oitavas-de-final: Jorge Luiz que, surpreendentemente, não venceu na primeira fase, chegou a primeira vitória e eliminou Alemão por 3x1; Luiz Ricardo venceu Xavier por 2x1 e também avançou. O estreante Yan surpreendeu Marcão (1x0) e chegou às quartas-de-final, mas acabou sendo eliminado nesta fase por Tiago (3x0). Luiz (que derrotou Filé por 1x0), Piti (que venceu Petrini por 2x1) e Jorge Luiz (que passou por Ceccato por 3x0) também chegaram às semifinais. Nesta fase, Jorge não deu chances a Luiz e chegou à decisão com goleada de 4x1. Tiago derrotou Piti pelo placar mínimo e foi o outro finalista. Na final, em jogo equilibrado, Jorge Luiz superou a vantagem do empate de Tiago, e conquistou a Série Prata com vitória de 3x2.
![]() |
Finalistas da Série Prata: Jorge Luiz venceu a decisão contra Tiago |
Nas partidas decisivas das quartas-de-final da Série Ouro, Vinícius que tinha a melhor campanha entre os classificados perdeu sua invencibilidade e acabou eliminado por Delbons por 2x1, que devolveu a derrota sofrida na fase de grupos. Gustavo não deu chances para Calberg e se classificou para a fase seguinte após goleada de 4x1. Outro que devolveu a derrota sofrida na primeira fase foi Davi, que avançou à semifinal vencendo Alyson por 1x0. Daniel goleou Sylvio por 4x0 e também chegou à semifinal.
Entre os classificados para as semifinais, Gustavo e Daniel tinham as melhores campanhas e isso foi fundamental para que ambos chegassem à grande final. Gustavo e Davi ficaram no 0x0 em partida tensa e Daniel e Delbons terminaram empatados em 1x1.
Davi e Delbons empataram a disputa do 3º lugar em 2x2 e o resultado foi favorável ao botonista do CSS.
A grande final reservou o confronto entre Gustavo (CSS) e Daniel (Bangu). No retrospecto, a vantagem era de Daniel, com 13 vitórias contra 3 de Gustavo em 20 partidas oficiais disputadas entre eles no Paraná. Ambos já haviam protagonizado final de etapa: Daniel levou a melhor na 1ª etapa de 2022. A vantagem do empate, como naquela oportunidade, era de Gustavo.
Iniciada a partida, o Flamengo de Gustavo (CSS) logo abriu o placar contra o Vasco de Daniel (Bangu) com chute do meio da praça e aumentou sua vantagem. Em um contra-ataque que começou com defesaça do goleiro rubro-negro, Gustavo acertou o canto do goleiro vascaíno para aumentar o placar para 2x0. Ainda no primeiro tempo, Daniel diminuiu o placar com chutaço a média distância, renovando as esperanças vascaínas.
gol de Gustavo que abriu o placar na decisão contra Daniel
Após o intervalo, a decisão ganhou em dramaticidade quando Daniel empatou a partida (2x2). Seguiram-se finalizações e lances perdidos de ambos os lados e o placar não foi mais alterado.
O empate valeu o título da 5ª Etapa da Coroa de Prata para Gustavo, estreando pelo Clube dos Subtenentes e Sargentos (CSS) na temporada, conquista que havia ocorrido pela primeira e última vez no ano de 2020, logo antes da pandemia.
![]() |
Gustavo (CSS) levou o título da 5ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba |
![]() |
O garoto Yan (do Ricetti) estreou na Coroa de Prata em 2025, chegando até as quartas da Série Prata |
![]() |
pódio da Série Ouro: Daniel (finalista pela segunda vez consecutiva), Gustavo (campeão) e Davi (3º) |