segunda-feira, 4 de agosto de 2025

De forma invicta Daniel (Bangu) conquista a 4ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba

Inspirado pela excursão de amistosos no Rio de Janeiro, onde enfrentou grandes feras do cenário nacional, Daniel (Bangu) chegou com tudo para a disputa da 4ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba, neste último sábado, no Clube dos Sargentos, e não deu chances aos adversários, conquistando pela primeira vez no ano uma etapa da Coroa de Prata. 

A disputa começou na fase de grupos, onde 15 botonistas buscavam as 8 vagas para a Série Ouro. 

No Grupo 1, Daniel (Bangu) saiu atropelando os adversários (3x0 Marcos, 3x1 Xavier, 3x0 Jorge, 3x1 Petrini e 4x0 Roberto Ferreira) e manteve os 100% de aproveitamento até a 6ª rodada, quando em partida válida pela liderança do grupo, ficou no empate com Almo (2x2) e fechou a primeira fase no primeiro lugar do grupo e com a melhor campanha no geral (19 pontos e saldo 16). Almo (Curitibano) estreou empatando com Petrini (1x1) e engatou duas goleadas na sequência (4x0 Marcos e 4x1 Roberto Ferreira) para assumir a vice-liderança do grupo e nela permanecer até o fim da primeira fase. Com 11 pontos e apenas uma derrota, Petrini (CSS) ficou com a 3ª colocação do grupo ao empatar com Xavier (Bangu) por 1x1 na última rodada. A última vaga do grupo na Série Ouro ficou em disputa até a última rodada entre Jorge Calberg que tinha 9 pontos e Marcos com 7 pontos. Como Marcos vencia (e venceu por 3x1) sua partida contra Roberto Ferreira, Jorge não poderia perder seu jogo contra Almo. O botonista do CSS começou com tudo e abriu 3x0 ainda no primeiro tempo, mas quase viu a viola ir pro saco no segundo tempo quando Almo reagiu e quase virou a partida. O empate em 4x4 (partida com mais gols no campeonato) deu a classificação para Jorge Calberg no saldo de gols, já que ambos terminaram com 10 pontos, mas seu saldo -1 foi melhor que o saldo -3 de Marcos. Mas o retorno às competições de dadinho, após 7 anos, foi comemorado por Marcos que ainda recebeu a medalha de destaque da competição, ao fechar a etapa com o 3º lugar da Série Prata após vencer Filé por 1x0. 

No Grupo 2, Vinicius (Bangu) começou muito bem e venceu suas 4 primeiras partidas contra Ceccato (2x1), Alyson (2x1), Marcelo (6x0 - maior goleada na história de 58 partidas deste confronto) e Piti (2x1), jogo este válido pela liderança do grupo na 4ª rodada, rodada esta que teve um primeiro tempo que não acabava nunca, já que o cidadão que estava na folga "conseguiu" perder o relógio do campeonato que não tocava o fim do tempo. Após, buscas por todo o clube, apurou-se que os jogadores do Coxa, em motim, apoderaram-se do artefato e o goleirão Jairo acabou desmaiando sobre ele, paralisando o tempo em 6'43". Após empate na 5ª rodada com Filé (1x1) e vitórias nas duas últimas rodadas contra Nilson (3x1) e Sylvio (3x1), Vinícius fechou a primeira fase invicto e com 19 pontos. As outras três vagas do grupo foram definidas apenas na última rodada: o vice-líder Cecato (Poison) tinha 10 pontos, seguido por Filé (Bangu) também com 10 pontos, Piti (Ricetti) com 8 pontos, Nilson (CSS) e Marcelo (CSS), ambos com 7 pontos e Alyson (Bangu) com 6 pontos. Piti consolidou sua boa campanha e conquistou pela primeira vez uma vaga na Série Ouro ao vencer (e eliminar) Marcelo por 1x0, ficando com a vice-liderança do grupo coom 11 pontos. Em outro confronto direto da última rodada, Nilson venceu Ceccato por 2x1 e, coincidentemente, chegou aos mesmos 10 pontos, 3 vitórias, 10 gols a favor e 9 gols contra de seu adversário, mas ficou a sua frente justamente pela vitória neste confronto direto entre ambos, conquistando a vaga para a Série Ouro. No outro confronto direto, Alyson venceu Filé por 3x0, vitória que não adiantou já que Alyson só chegou a 9 pontos, mas definiu a eliminação de Filé da Série Ouro, já que ficou com os mesmos 10 pontos de Nilson e Ceccato, mas com saldo inferior (saldo -1 contra saldo +1 de ambos). 

Após algumas bordoadas na primeira fase e discurso de que abandonará o dadinho porque a bola não entra, a trave resolveu ficar maior para Marcelo que enfileirou três vitórias contra botonistas do Bangu (2x1 contra Xavier nas quartas, 2x1 contra Filé na semifinal e 2x0 contra Alyson na final) e conquistou a Série Prata.

finalistas da Série Prata: Marcelo venceu Alyson na decisão

 

Nas quartas-de-final da Série Ouro, os dois primeiros colocados de cada grupo levaram a melhor sobre seus adversários, curiosamente todos pelo mesmo placar (2x1). Daniel venceu Ceccato, Vinícius venceu Jorge Calberg, Almo derrotou Nilson e Piti (único que não tinha a vantagem do empate) superou Roberto, chegando brilhantemente a sua primeira semifinal de Série Ouro. 

Nas semifinais, ainda tínhamos três invictos (Daniel, Vinicius e Almo) na competição. Com a melhor campanha, Daniel jogava pelo empate contra Piti, mas tomou um susto logo na saída quando o botonista do Ricetti abriu o placar. Mas Daniel virou a partida ainda no primeiro tempo e com mais um gol na segunda etapa deu números finais ao confronto (3x1). Vinícius saiu na frente de Almo e aumentou sua vantagem na outra semifinal, mas Almo empatou ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, após várias finalizações na trave de Almo, o botonista do Bangu chegou ao segundo gol em chute que entrou no cantinho esquerdo do goleiro e decidiu a partida (2x1). 

Pela primeira vez jogando a Série Ouro e uma semifinal, Piti ainda foi além e, ao vencer Almo pela primeira vez no dadinho, conquistou de forma espetacular o terceiro lugar da etapa, grande resultado do botonista do Ricetti que estreou nas competições da regra no início de 2025. 

Daniel e Vinicius foram para a final do Bangu (20º confronto entre ambos em competições no PR) empatados no número de pontos (25) e vitórias (8), mas Daniel jogava pelo empate em razão de ter melhor saldo de gols. Empatados também estavam nos confrontos de 2025: só empates nos três confrontos do ano até então. Mais solto no início, Daniel saiu na frente com um golaço e aumentou sua vantagem ainda no primeiro tempo. Vinícius teve boas chances de diminuir mas as finalizações próximas ao gol foram pra fora. No segundo tempo Daniel administrou a vantagem e ainda marcou o terceiro para decretar o resultado final (3x0) e garantir o título, de forma invicta, da 4ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba, o primeiro do ano nesta competição.

pódio da Série Ouro: Vinícius (vice), Daniel (campeão) e Piti (3º lugar)