domingo, 19 de novembro de 2023

Tarde de bicampeões em Curitiba

 Neste sábado foi disputada no Clube Dom Pedro II a última etapa do circuito Coroa de Prata em Curitiba, com a participação de 17 botonistas. A novidade da etapa foi a participação de atletas não federados: Alexandre e Nicollas representaram a Liga das Araucárias, Tiago representou o Operário/PR e Júlio César jogando pelo Náutico/PE, clube que inclusive defendeu recentemente no Campeonato Brasileiro, disputado em Curitiba/PR.

Participantes da 6ª Etapa da Coroa de Prata em Curitiba

 

Na primeira fase, os participantes foram divididos em 3 grupos. Os destaques ficaram por conta dos invictos Marcelo (Dom Pedro II), Jorge Luiz (Dom Pedro II) e Daniel (Bangu), que avançaram sem derrotas para a Série Ouro. O estreante Alexandre Schon (Liga das Araucárias) fez bonito no Grupo 2 e chegou à última rodada da fase como líder do grupo e invicto, mas acabou derrotado por Roberto (Dom Pedro II) que terminou na liderança com os mesmos 8 pontos de Alexandre, mas saldo de gols superior.

confronto de gerações na primeira fase: Nilson (Dom Pedro II) x Nicollas (Liga das Araucárias)

 

Para a Série Ouro, os botonistas foram distribuídos novamente em 3 grupos.

No Grupo A, Marcelo seguiu bem e estreou vencendo Schon por 3x0, Davi (Dom Pedro II) e Tiago (Operário) ficaram no 1x1. Após vencer Tiago por 1x0 na rodada seguinte, Schon chegou à última rodada com chances de avançar às semifinais, já que Marcelo e Davi empataram em 1x1. Na rodada decisiva, Marcelo venceu Tiago por 1x0 e se classificou como primeiro colocado do grupo. Davi venceu Schon por 1x0 e ficou na espera dos demais resultados para tentar ficar com a melhor campanha entre os segundos classificados.

No Grupo B, os botonistas do Bangu - Daniel e Sylvio - saíram na frente, vencendo respectivamente Gustavo (Dom Pedro II) por 3x2, e Jorge (Dom Pedro II) por 2x1. Na rodada 2, Daniel goleou Sylvio por 4x0 e se classificou por antecipação às semifinais. Com o empate em 1x1, Jorge e Gustavo chegaram à última rodada sem chances. Na rodada derradeira, Daniel ficou no 2x2 com Jorge. Sylvio dependia de uma vitória para ficar com a segunda melhor classificação entre os demais participantes dos outros grupos, mas um gol no fim marcado por Gustavo frustrou as chances do botonista do Bangu de avançar.

No Grupo C, Jorge Luiz foi soberano e avançou às semifinais com 100% de aproveitamento, após vitórias contra Roberto (2x1), Vinicius (1x0) e Nilson (3x0). Vinicius e Roberto chegaram ao último jogo com os mesmos 3 pontos, mas dependiam de uma vitória para se classificarem como melhor segundo. Após empate de 1x1 no primeiro tempo, o gol decisivo foi marcado por Roberto nos segundos finais, resultado que lhe deu a vaga na semifinal e tirou as chances de Davi, que não chegou à classificação por conta de 1 ponto a menos que seu companheiro de clube.

As semifinais reservaram os confrontos entre Jorge Luiz (Dom Pedro II), invicto e com a melhor campanha no geral, contra Roberto Petrini (Dom Pedro II), e o também invicto Marcelo (Dom Pedro II) contra Daniel (Bangu). Este último confronto, mais do que a vaga na final da sexta etapa, valia também o título da Coroa de Prata, já que ambos chegaram à sexta etapa no topo do circuito em Curitiba, com pequena vantagem para Daniel. O botonista do Bangu entrou com tudo e abriu 2x0 no primeiro tempo. No segundo tempo, apesar de descontar, Marcelo não teve chances e acabou goleado por 4x1. O resultado valeu o bicampeonato da Coroa de Prata para Daniel, já que era o atual campeão da competição (2022), e vaga na final da 6ª Etapa. Na outra partida Jorge Luiz jogava pelo empate e saiu na frente contra Roberto. No segundo tempo Roberto reagiu, empatou o jogo e teve duas oportunidades claras para virar a partida, mas parou no goleiro adversário. O empate em 1x1 levou Jorge Luiz para a decisão e lhe deu a vantagem de jogar pelo empate para ser campeão.

Júlio César (Náutico) venceu Rogelson (São Braz) por 1x0 e conquistou a Série Prata. Marcelo ficou no 0x0 contra Roberto, conquistou o 3º lugar do campeonato e fechou o circuito Coroa de Prata 2023 como vice-campeão. Vinicius (Bangu) terminou a temporada da Coroa de Prata como terceiro colocado. 

Daniel (Bangu) e Jorge Luiz (Dom Pedro II) foram os finalistas da etapa


A final foi emocionante: Daniel saiu logo marcando dois gols e abriu frente na disputa do título. Jorge Luiz diminuiu o placar ainda no primeiro tempo e foi para o intervalo com apenas um gol de desvantagem. No segundo tempo as oportunidades se alternaram até que Jorge Luiz buscou brilhantemente o empate em 2x2. Daniel ainda chegou na cara do gol nos segundos finais, mas não conseguiu o terceiro gol. A campainha foi o som da vibração para Jorge Luiz, que conquistou o bicampeonato na 6ª Etapa da Coroa de Prata.

A temporada do Dadinho finalizará no próximo dia 02 de dezembro em Londrina, com a disputa do 14º Campeonato Paranaense da modalidade. A competição vale também para conhecermos o campeão da Coroa de Ouro 2023. Daniel chega como favorito e líder com 6.400 pontos. Vinícius (Bangu), Rony (Londrina), Marcelo (Dom Pedro II) e Paulo César (CRB Futmesa) ainda tem chances de brigar pelo título.

Jorge Luiz conquistou sua segunda etapa de Coroa de Prata em solo paranaense

Rogelson (São Braz) e Júlio César (Náutico/PE): finalistas da Série Prata da etapa

pódio da etapa teve trio do Dom Pedro II: Roberto, Jorge Luiz e Marcelo, além de Daniel do Bangu