O local onde se encontram os loucos por futebol de botão na modalidade dadinho em Curitiba.
domingo, 28 de novembro de 2021
domingo, 21 de novembro de 2021
GUSTAVO CAMPEÃO!!
Gustavo Campeão!!!
O futebol de mesa Dadinho Paranaense fez bonito em Santa Catarina neste sábado.
Com cara e sentimento de um verdadeiro Sul Brasileiro 2021 (já que não foi possível a disputa do regional sul este ano), a Taça Cidade de Itajaí, disputa por 40 botonistas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, foi vencida brilhantemente pelo atleta Gustavo Burgos, do São Braz de Curitiba.
Com sólida campanha na primeira fase (na qual os botonistas foram distribuídos em 4 grupos com 10 participantes cada), Gustavo venceu seu grupo com 6 vitórias, somando 19 pontos. Na estreia marcou 3x0 sobre Guedes (Marcílio Dias), depois mais duas vitórias (1x0 Guto – Avaí e 3x0 Jukão – Continente), vindo a sofrer seu primeiro gol apenas na quarta rodada, quando foi derrotado pelo placar mínimo por Júlio Castro (Continente). Recuperou-se nas rodadas seguintes ao vencer CB e Soligo (ambos do Zona Sul) por 1x0, bem como Cristian por 3x0. A esta altura, com a melhor campanha no geral e já classificado para a Série Ouro, Gustavo só administrou a liderança nas rodadas finais da chave, nas quais foi derrotado por Fabinho (Avaí) e empatou com Nilton (Continente).
Classificação do Grupo B na primeira fase |
Para a Série Ouro se classificaram os quatro melhores botonistas de cada grupo da primeira fase. Dos dez paranaenses competindo, seis deles chegaram à Série Ouro: Gustavo Burgos e Roberto Petrini(São Braz), Schon (Dom Pedro II), Roger (Londrina), Vinicius e Lucas (Bangu). Rogelson, Rogelton e Jorge (São Braz), bem como Filé (Bangu) disputaram a Série Prata e o melhor classificado foi Filé que chegou até as quartas de final, fechando na quinta colocação.
O formato da Série Ouro foi o tenso sistema de mata-mata, partindo das oitavas de final: em partida sofrida, Gustavo venceu Lucas por 1x0 no confronto paranaense e chegou às quartas. Pelo mesmo placar, Roberto acabou eliminado pelo anfitrião André Amorim (Marcílio Dias). Os demais paranaenses avançaram com vitórias: Roger venceu Jukão (Continente) por 2x0. Vinicius superou Batista (Continente) por 2x0 e Schon derrotou Fabinho (Avaí) por 2x1. em partida nervosa.
Dos 8 finalistas da competição, metade eram do Paraná, mas apenas Gustavo avançou para a disputa do título. Schon acabou derrotado pelo favorito André Amorim por 2x1, enquanto Roger foi superado por Capela (Avaí) por 1x0, em confrontos equilibrados. Gustavo e Vinicius fizeram a partida mais emocionante das quartas de final. Com a vantagem do empate, Gustavo demonstrou personalidade e sangue frio ao buscar o resultado duas vezes quando tinha o placar adverso, uma delas já no segundo tempo. O empate em 2x2 valeu a classificação ao botonista do São Braz que partiu para a semifinal com a responsabilidade de carregar a bandeira do Paraná entre os quatro finalistas da competição.
As semifinais reservaram confrontos entre Gustavo e o anfitrião e favorito – André Amorim (Marcílio Dias), bem como entre os catarinenses Capela e Juliano, ambos do Avaí. Juliano, que já havia surpreendido na fase anterior, ao eliminar o favorito Soneca (melhor campanha da primeira fase), fez bonito novamente e venceu Capela para chegar à grande decisão.
Na outra semifinal, Gustavo enfrentou André Amorim. Os botonistas fizeram exatamente a mesma campanha na primeira fase (venceram seus grupos com 19 pontos, mesmo número de vitórias e até o mesmo saldo de gols), razão pela qual o confronto demandaria um vencedor no tempo normal. Caso contrário, a vaga na decisão seria decidida nos pênaltis. No primeiro tempo, André inaugurou o marcador e jogou a pressão para Gustavo, mas antes do intervalo o botonista paranaense teve cabeça fria e buscou o empate. No fim do segundo tempo, após boas chances desperdiçadas dos dois lados, Gustavo organizou um grande contra-ataque e chegou na cara do goleiro adversário para marcar o gol da virada, resultado que credenciou o representante do São Braz para a disputa do sonhado título.
Concentrado e demonstrando muita personalidade, Gustavo abriu o placar contra Juliano no primeiro tempo e se defendeu bem das investidas do atleta do Avaí. Na volta do intervalo, o atleta paranaense acertou um tiro certeiro da intermediária e ampliou o marcador para 2x0. Gustavo sacramentou a grande vitória com o terceiro gol no final do jogo, coroando sua campanha com o título da Taça Cidade de Itajaí e demonstrando que virá forte para a tão esperada temporada 2022, que marca o retorno das competições oficiais do Dadinho no Paraná e em todo o Brasil.
O campeão em seu momento de concentração antes da decisão |
Paranaenses participantes da Taça Cidade de Itajaí |
Clube São Braz de Curitiba teve o maior número de botonistas entre os paranaenses |
Chaveamento Série Ouro a partir das quartas de final |