Os botonistas do Bangu conquistaram os quatro títulos em disputa no Paranaense de Dadinho, disputado neste sábado na sede do Clube Dom Pedro II, em Curitiba.
Os grandes destaques foram as conquistas de Daniel, que se sagrou bicampeão estadual (2022 e 2024), e da equipe do Bangu, também bicampeã (2023 e 2024) após campanha invicta naquele que foi o maior estadual interclubes já realizado, com a presença de 6 equipes do Paraná.
Vinícius, na Série Prata, e Sylvio, na Série Bronze, completaram a festa rubro-negra.
A competição por equipes
Pela manhã, 6 equipes disputaram o título interclubes: o Bangu defendendo o título de 2023, conquistado em Londrina, atuou com duas equipes (Bangu A e Bangu B); os anfitriões buscavam o título inédito e disputaram o equipes com dois times (Dom Pedro A e Dom Pedro B); e o interior estava muito bem representado com as equipes de Londrina EC e Cascavel Futmesa.
O atual campeão Bangu esteve representado por duas equipes: Xavier, Filé, Vinícius, Alyson, Daniel e Sylvio vestiram a camisa rubro-negra nesta edição do interclubes |
Durval, Deco, Antônio e Pelé representaram a nova equipe do oeste do Estado: o Cascavel Futmesa |
O Tubarão (Londrina EC) foi representado por Roger, Lucílio (Luke) e Luiz Ricardo |
Pelo clube anfitrião atuaram Davi, Robertinho, Jorge Calberg, Roberto Petrini, Marcelo, Jorge Luiz e Gustavo Burgos |
No sistema de pontos corridos, após as três primeiras rodadas, apenas 3 equipes ainda brigavam pelo título: Bangu A e Dom Pedro A com 100% de aproveitamento e Londrina com 2 vitórias.
Na 4ª rodada, os anfitriões se isolaram na liderança ao vencerem Cascavel (6x3) e contar com o empate entre Bangu e Londrina (4x4), resultado que sepultou as chances de título do time do interior.
A rodada derradeira reservou uma verdadeira final entre Dom Pedro x Bangu. A equipe da casa jogava pelo empate para conquistar o título. Os embates foram entre Jorge Luiz x Sylvio, Davi x Daniel e Robertinho x Vinícius. O Bangu foi para o intervalo mais perto do bicampeonato: apesar de Sylvio estar perdendo para Jorge Luiz, Daniel e Vinícius venciam suas partidas por 1x0. Os resultados das partidas entre Jorge Luiz x Sylvio e Davi x Daniel não se alteraram durante o segundo tempo. No outro jogo, Robertinho martelou a cidadela banguense até empatar, a poucos minutos do final. Mas em um chute cruzado de rara felicidade, Vinícius voltou à frente do marcador em seguida e manteve o resultado até o final. Com duas vitórias em três confrontos, o Bangu venceu o Dom Pedro e sagrou-se bicampeão interclubes da modalidade, igualando o Curitibano que foi o campeão das duas primeiras edições. O outro vencedor interclubes é o São Braz (campeão em 2022).
A disputa individual
O Campeonato Paranaense de 2024 foi a edição de número 15 do Dadinho e, pela primeira vez, reuniu três dos quatro campeões históricos da modalidade: Jorge Luiz (Dom Pedro) defendia seu título de 2023, conquistado em Londrina, Daniel (Bangu) buscava vencer novamente após o título de 2022 e Almo (Curitibano), maior campeão (11 conquistas) e vivendo um ano de conquistas importantes (Taça Paraná e Sul Brasileiro), queria fechar com chave de ouro o ano e sentir novamente o gostinho do título que não vencia desde 2019.
Além deles, buscavam a glória os banguenses Sylvio (o único botonista a disputar todas as edições do Paranaense até hoje), Vinícius (vice em 2022 e atual líder do circuito Coroa de Ouro), Xavier e Alyson, os representantes do Cascavel Futmesa - Durval, Deco, Antônio e Francisco (Pelé) -, Lucílio (Luke) do Londrina EC, Paulinho do Clube Ideal, Kalo (do Curitibano), Rogelton e Lincoln (do São Braz) e os anfitriões Nilson, Jorge Calberg, Roberto Petrini, Gustavo Burgos e Davi, este último vivendo excelente momento no Dadinho.
Entre competições interclubes e individual, 26 jogadores de 6 diferentes clubes paranaenses estiveram disputando o Campeonato Paranaense neste sábado |
Todos os participantes da competição individual receberam medalhas de participação no PR 2024 |
Na primeira fase, os botonistas foram divididos em 3 grupos, cada qual com 7 participantes.
No grupo A, o último campeão (Jorge Luiz) e seu companheiro de clube Davi começaram com tudo, atropelando seus adversários: Davi fez 5x0 em Pelé e 5x1 em Kalo. Depois marcou 2x0 contra Paulinho e 2x1 em Antônio; Jorge Luiz fez 3x0 em Pelé, 2x0 contra Antônio e 5x0 em Kalo e Paulinho. Apenas o banguense Alyson parou a dupla, vencendo ambos. Na última rodada, acabaram se enfrentando pela liderança do grupo e o empate pelo placar de 1x1 deu a Jorge Luiz o primeiro lugar, enquanto que Davi, pelo saldo de gols inferior, avançou para a Série Ouro na vice-liderança do grupo. Kalo, Alyson e Paulinho conquistaram a vaga na Série Prata.
No grupo B, Daniel foi soberano com 5 vitórias e 1 empate: 4x0 Rogelton, 1x1 Durval, 3x0 Gustavo, 2x1 Nilson, 2x0 Luke, 1x0 Sylvio. Nilson e Gustavo marcaram 3 vitórias e 1 empate e ambos se classificaram para a Série Ouro. Durval, Luke e Rogelton ficaram com as vagas na série Prata.
No grupo C, Jorge Calberg começou bem, vencendo Lincoln (2x0) e Vinícius (2x1), mas perdeu a liderança para Almo na 4ª rodada. No entanto, obteve mais uma vitória (3x2 Xavier) e avançou em 3º lugar no grupo para a Série Ouro. Roberto começou devagar, mas com vitórias nas últimas rodadas sobre Deco (1x0) e Jorge (4x2), ultrapassou este e ficou na vice-liderança do grupo. Almo começou empatando com Deco (1x1) e depois embalou vitórias contra Roberto (3x1), Jorge Calberg (4x3), Lincoln (3x0) e Xavier (1x0), mas perdeu sua invencibilidade na última rodada após ser goleado por Vinícius (1x4). Todavia, avançou para a Série Ouro na liderança do grupo.
Série Bronze
Pela Série Bronze, Lincoln e Sylvio, com melhor campanha, chegaram à decisão após empatarem, respectivamente, contra Xavier e Francisco pelo mesmo placar (2x2). Na final, Sylvio fez ótima partida, venceu Lincoln pelo placar de 3x1 e sagrou-se campeão.
Sylvio (Bangu) foi o campeão da Série Bronze vencendo Lincoln (São Braz) na final |
Série Prata
Na Série Prata, Vinícius e Kalo avançaram no grupo 1 invictos para a semifinal, ambos com 5 pontos, após empatarem com Alyson e vencerem Rogelton. No grupo 2, Durval venceu Paulinho, perdeu o clássico contra Deco e empatou com Lucílio, ficando com o segundo lugar do grupo. Deco que estreou empatando sem gols contra Luke, venceu Durval e Paulinho nas rodadas seguintes, classificando-se para a semifinal com 7 pontos.
Nas semifinais, com a vantagem do empate, Durval enfrentou Vinícius e saiu na frente, mas sofreu a virada e o botonista do Bangu ficou com a vaga na final. Já Deco ficou no empate sem gols contra Kalo, mas chegou à decisão pela vantagem da melhor campanha até então.
Durval venceu Kalo por 3x1 e conquistou o 3º lugar.
Na decisão, Deco e Vinícius reeditaram a estreia na competição, quando o botonista de Cascavel levou a melhor (2x1). Vinícius saiu na frente, mas jogando pelo empate, Deco chegou a igualar o placar no segundo tempo. Mesmo assim, Vinicius teve tranquilidade para buscar o segundo gol e devolver o placar da primeira fase para ficar com o título da Série Prata.
Vinícius (Bangu) conquistou a Série Prata. Deco (Cascavel) foi vice-campeão e Durval (Cascavel) o 3º |
Série Ouro
A principal série da competição reuniu em um grupo Daniel (melhor campanha da primeira fase), Roberto, Nilson e Gustavo, e no outro Jorge Luiz, Almo, Davi e Jorge Calberg.
Daniel atropelou os adversários do grupo (5x1 Gustavo, 2x0 Roberto e 4x1 Nilson), chegando invicto à semifinal. A segunda vaga ficou com Roberto, que venceu Nilson e Gustavo.
No outro grupo (Grupo da Morte), Davi atropelou Almo na primeira rodada (3x0) e goleou Jorge Calberg e Jorge Luiz nas rodadas seguintes, ambos por 5x3. Jorge Calberg, que havia empatado com Jorge Luiz na primeira rodada, devolveu a derrota da primeira fase para Almo na mesma moeda (4x3) e ficou com a segunda vaga do grupo.
Na fase semifinal, confrontos entre Daniel x Jorge Calberg e Davi x Roberto. Muito equilíbrio no retrospecto: 6 empates entre Daniel e Jorge Calberg, 5 vitórias para o botonista do Bangu e 4 vitórias para o botonista do Dom Pedro. Já entre Davi e Roberto, 6 empates entre eles e vantagem de 8x6 nas vitórias para Davi.
Mesmo jogando pelo empate, Daniel venceu a partida semifinal por 2x1 e chegou à decisão invicto e com a melhor campanha do torneio. Na outra partida, a tensão tomou conta da partida já que ambos os botonistas buscavam sua primeira final de campeonato paranaense. Davi e Roberto não conseguiram balançar as redes, resultado que deu a vaga para Davi, dono da segunda melhor campanha no geral.
Jorge Calberg derrotou Roberto Petrini na decisão do 3º lugar e alcançou seu melhor resultado na história dos Paranaenses.
A grande final reuniu Daniel (Bangu) e Davi (Dom Pedro) que alcançaram com méritos a decisão do título. Contando a partida decisiva disputada entre eles no interclubes deste sábado, Daniel levava a vantagem no retrospecto com 5 vitórias contra 4 de Davi (1 empate apenas no confronto).
Invicto, Daniel jogava com a vantagem do empate, mas Davi (derrotado apenas uma vez no campeonato e maior goleador do certame) comprovou seu excelente momento e abriu vantagem ao marcar no primeiro tempo. Daniel não se intimidou e chegou à virada no segundo tempo, colocando uma mão na taça. Davi não desistiu e chegou a empatar a decisão em 2x2 para carregar de emoção o final da partida, mas o toque derradeiro do relógio deu o bicampeonato para Daniel.
Pódio da Série Ouro: Jorge Calberg (3º lugar), Daniel (campeão) e Davi (vice-campeão) |
Davi foi o artilheiro do Paranaense 2024 e chegou com méritos à decisão do título |
Daniel conquistou seu segundo título de Campeonato Paranaense em três edições disputadas |
Roberto (Dom Pedro) deu um jeito de não ficar sem troféu após perder o clássico contra Jorge Calberg (decisão do 3º lugar da Série Ouro) |
Teve Atletiba nas mesas do Dom Pedro neste sábado |
Paulo (Clube Ideal) coordenou a competição de equipes do Paranaense 2024 |
Quadro de Honra:
Campeão Interclubes = Bangu
Campeão Paranaense invicto da Série Ouro = Daniel (Bangu)
Campeão Paranaense da Série Prata = Vinícius (Bangu)
Campeão Paranaense da Série Bronze = Sylvio (Bangu)
Melhor Ataque = Davi (Dom Pedro) = 30 gols em 11 partidas
Melhor Defesa = Daniel (Bangu) e Deco (Cascavel) = 7 gols sofridos em 11 partidas